Sustentabilidade


Sustentabilidade é um processo que faz parte da missão da Secoli. Por isso, pensamos nela em todos os momentos, em todos os aspectos que somos capazes de perceber. Mas há tanto a fazer ainda, tanto a abordar. Ainda há na verdade TANTO A CONHECER!

Em uma época que se fala tanto de sustentabilidade, e que tantos conceitos novos e revolucionários são cotidianamente trazidos à luz, nos perguntamos: será que as respostas, ou pelo menos parte delas, para os imensos problemas ecológicos que assolam o planeta não se encontram, talvez, em conceitos e atitudes muito mais simples do que supomos?

Por isso a decisão que tomamos foi agir em prol da sustentabilidade com os instrumentos e o conhecimento que dispomos no momento. Acreditamos que, se cada um fizer uma pequena parte, teremos um todo forte, harmônico e consistente; seremos capazes assim de, com aquilo que aparentemente significa pouco, transformarmos muito, vivendo em um planeta melhor e também deixando como herança uma Terra sempre apta a produzir os novos frutos que alimentarão as gerações futuras.

O que Fazemos

Contribuimos com exemplos e saúde dos colaboradores

- Criamos uma horta/jardim/ dentro da empresa através da qual podemos exercer diversas funções e atividades ecológicas, como por exemplo plantar e colher em um lugar com flores e árvores frutíferas cuja sombra é aproveitada para propiciar reuniões ao ar livre, relaxar ou bater um papo nos intervalos. Entendemos que isso humaniza e permite uma vida mais saudável

- Possuímos um local anti-estresse para os funcionários, que podem desfrutar desse convívio natural nas horas de intervalo.

- Aproveitamos o lixo orgânico na produção de humos de minhoca e adubo orgânico.

- Plantamos verduras e legumes sem agrotóxico ou adubos químicos para complementar a alimentação de nossos colaboradores. Faz parte desta alimentação também um molho de alho e azeite, indicado para evitar infecções.

- Cultivamos capuchinha para consumo alimentar e atrair os insetos, evitando assim o uso de inseticidas.

- Possuímos um pequeno cultivo de cana de açúcar e algumas frutas como banana, maracujá, goiaba e manga que são servidas no lanche da tarde para os colaboradores.

- Cultivamos temperos e ervas medicinais utilizadas em chás.

- Conquistarmos a agradável visita dos pássaros da região alimentando-os com frutas, grãos e água. Além também de podermos participar de perto da biodiversidade de outras espécies como abelhas, borboletas, joaninhas e outros.

Contribuímos despertando a Consciência

- Procuramos criar peças que tenham uma vida mais longa e durável.

- Substituímos 70% dos copos descartáveis de uso interno por canecas individuais personalizadas.

- Sugerimos aos nossos clientes a utilização de blocos de papel reciclado em seus pedidos.

- Implantamos o Coaching Executivo que desenvolve capacidades e desenvolve a melhor performance profissional e pessoal. Acreditamos que ampliando consciências é possível melhorar o ambiente e o meio ambiente. Parte do custo desta atividade, que otimiza nossos processos e diminui o turn over é subsidiado pela empresa.

- Oferecemos terapia individual e coletiva através de processos de neurolinguistica com parte do custo subsidiado pela Secoli. Sabemos que mentes saudáveis e equilibradas são mais produtivas e abertas aos processos de conscientização.

Contribuímos na criação do produto final em harmonia com a preservação do meio ambiente

- Estamos sempre atentos e em busca novos insumos, novas formas de produzir e em como tornar nossos produtos o mais ecológicos possível.

- Buscamos fornecedores que também estejam comprometidos com o processo ecológico.

- Possuímos uma linha de produtos totalmente reciclável

- Possuímos linhas de produtos com percentuais ecológicos. Nem todos nossos insumos são ecológicos, mas na medida das novas possibilidades que surgem ou das novas descobertas substituímos tudo o que é possível por materiais ecológicos e/ou recicláveis.

Criamos 12 Comitês de Sustentabilidade

12 temas são trabalhados por cada comitê para a formação de uma nova consciência. Os comitês, formados por colaboradores, estão envolvidos em projetos de pesquisa e implementação de novas técnicas e tecnologias
nas seguintes áreas:

1 – Energia
2 – Água
3 – Organização/Limpeza
4 – Carbono/ Petróleo
5 - Saúde
6 – Horta 7 – Material Sustentável
8 – Melhoria dos processos de Produção
9 – Integração Social
10 – Venda/Descarte de Material não utilizado
11 – Reciclagem
12 – Cultura/Arte e Lazer